top of page
Foto do escritorAndré Riço

Pago De los Campallenes Joven 2006

Atualizado: 10 de jun. de 2020

Fundada em 1996 Pago De los Campallenes, está situada em Burgos mais precisamente na aldeia de Pedro Del Duero, é um produtor que se mantêm em raízes familiares que dispõe de 70 hectares de vinha.

Considerado um dos melhores 100 produtores do mundo é sem dúvida um produtor modelo na região, (ribeira del duero) produzindo vinhos intensos em termos de cor, estrutura e carga tânica, características estas que são vistas por muitos como o estilo moderno da ribeira del duero, fornecendo um contraposto a Tradicionalista Vega Sicilia.

O vinho em questão é elaborado com Tempranillo (Tambem conhecida como Aragonez no Alentejo ou Tinta-Roriz no Douro ), Cabernet Sauvignon e também Merlot , este tipo de Blend (mistura de castas) é considerada por muitos uma abordagem mais moderna praticada pelos espanhóis com objectivo de fazer “frente” aos blend's Da região francesa de Bordéus.


Trata-se de um vinho que devemos decantar pois sendo um 2006 já está fechado algum tempo e precisa do seu tempo para se ambientar (eu decantei 35 a 40 min).





NOTAS DE PROVA:

Um vinho de cor quase tawny, limpa e sem qualquer sedimento.

No primeiro impacto no nariz o aroma mais predominante de noz-moscada, transporta-nos, para o armário de especiarias usadas pelas nossas avós que, juntamente com um ligeiro aroma a caramelo e frutos secos faz-nos logo perceber que é um vinho desafiante.

Na boca demonstra-se complexo, mas muito elegante e suave, uma acidez que me apanhou completamente de surpresa, com sabores de frutas desidratadas e cacau, finalizando com um sabor subtil fumado.

Um vinho que a medida que avançamos demonstra uma maturidade bastante acima da média para um vinho do estilo jovem (que neste caso apenas estagia por 5 meses em barricas de carvalho francês).

Podemos concluir que é um vinho desafiante devido a sua idade e que faz muito lembrar os nossos Bairradas já com os cerca de 15 anos.


Eu acompanharia com um peito de pato confitado em citrinos, ou simplesmente com um prato de queijos e enchidos (como foi o meu caso).

16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page