top of page
Foto do escritorAndré Riço

Um Rosé Surpresa

Atualizado: 23 de jun. de 2020

Hoje trago-vos um vinho de um produtor que para muitos desconhecidos (inclusive para mim) mas que fiquei intrigado logo que vi o rotulo. Um rosé da casta Bastardo da zona de Trás-os-Montes??!!


O produtor é a Quinta Do Gago uma propriedade com cerca de 23 hectares de vinha, que se dedicam a produção vitivinícola a cerca de 50 anos. José Faria foi o grande mentor deste projecto, tendo passado para seu filho e actual responsável Fernando Faria, a Responsabilidade de manter a tradição vinícola na família.


Localizada na zona de Trás-os-Montes, mais concretamente na freguesia de Sonim e Barreiros do concelho de Valpaços, suas vinhas estão plantadas entre 400m e 700m de altitude, num Solo Granítico Arenoso (solo mineral), resultando em Vinhos bastante frescos com uma acidez bastante vibrante. Características estas que permitem que seus vinhos tenham um bom potencial de envelhecimento.

O vinho que vos falo hoje é elaborado como já mencionei casta bastardo, mas as surpresas continuam, pois, o processo de vinificação é muito peculiar. Elaborado por curtimenta*, com fermentação em lagar de granito e pisa a pé; fazem deste vinho um vinho bastante rústico e um rosé por si só muito diferenciado.




NOTAS DE PROVA:


- Com uma cor rosa, intensa e vibrante que cativa desde logo o olhar.


- O primeiro impacto no nariz, traz-nos à memoria frutas vermelhas frescas como morango e groselha. Ao deixar abrir um pouco mais no copo podemos também sentir um ligeiro toque fumado e fruto mais complexo como arando.


- Na boca uma surpresa total, um primeiro impacto com um leve toque frutado, quase doce, mas a medida que evolui na boca, um vinho seco, com complexidade de sabores e um toque ligeiramente fumado, termina com um final longo persistindo a sua acidez que nos deixa uma sensação fantástica na boca.


Podemos concluir que a típica frase “Rosés são vinhos para o verão quente, vinhos leves para uma tarde a beira da piscina” aqui não se aplica.

Um rosé complexo com um bom potencial gastronómico!!

Acompanharia este vinho com um sushi ou com uma comida com alguma especiaria. Um prato bastante típico que encaixaria perfeitamente neste vinho seria um Bacalhau À Brás. Pois toda a envolvência de sabores no prato encaixam na perfeição nas características do vinho.

*Curtimenta – Método de fermentação que consiste em fermentar as uvas sem separação da parte sólida (peles por exemplo).

14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page