top of page
Foto do escritorAndré Riço

Vinhos de Curtimenta? o que isso ?

Atualizado: 12 de jun. de 2020

Processo de curtimenta

Tradicionalmente o processo de produção de vinhos brancos assenta na fermentação do mosto, ou seja, do sumo extraído das uvas. Contudo, nos últimos anos têm-se observado uma diversificação nos métodos de fermentação dos vinhos, sendo que o método de curtimenta têm tido um maior foco por parte dos produtores internacionais; e Portugal não é excepção; havendo cada vez mais uma preocupação na optimização dos vinhos elaborados por este método.


Mas o que é o processo de curtimenta?

O processo de curtimenta é a fermentação do mosto (sumo extraído das uvas antes da fermentação), com as partes sólidas (peles, grainhas e engaços das uvas), tal como se faz, tradicionalmente com os vinhos tintos e rosés.

Este processo origina um vinho com um perfil mais intenso a nível de cor, de corpo, de taninos e de sabor. Este perfil de vinhos brancos seria impensável para os consumidores uma vez que, tendencialmente, vinhos brancos são tecnicamente 'correctos', frescos e leves.



Um pouco de história


KVEVRI

Esta prática centenária,é típica em países como a Geórgia. O processo de

curtimenta primordialmente era um pouco diferente neste pais, pois a fermentação seria realizada em Kvevri (similares as nossas ânforas, são grandes recipientes de barro utilizados na fermentação).


O processo de curtimenta e "Orange Wines", denominação dada pela tonalidade com que fica o vinho, começa a difundir-se em Itália sendo usada por grandes produtores italianos, como é o caso de Josko Gravner um produtor de vinhos no norte de Itália, considerado por muitos um exemplo para a produção de Orange Wines



Pode parecer que agora misturei um pouco os temas “Orange wines” e Vinhos de Curtimenta, mas vamos simplificar:



Orangewines”: O termo, reconhecido por David Harvey em 2004, é usado para designar vinhos brancos onde as uvas foram deixadas em contacto com as partes sólidas por dias, semanas ou mesmo meses. O vinho pode ser fermentado com leveduras selvagens, em cubas abertas e sem controlo de temperatura.


“Curtimenta”: Vinhos Brancos onde as uvas foram deixadas em contacto com as películas e restante parte sólida por dias, semanas ou mesmo meses mas, onde o vinho é fermentado com leveduras inoculadas, temperaturas controladas e em cubas fechadas.






Para quem nunca experimentou este estilo de vinhos ou quer simplesmente experimentar vinhos diferentes aqui ficam algumas sugestões:








Com estas sugestões me despeço, espero sinceramente que tenham gostado.

Algumas duvidas que tenham não hesitem em contactar.


obrigado a todos .





1.115 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page